Sistema de Avaliação Didática Acessível Portátil para Pessoas com Deficiência Visual: estudo de caso com a plataforma Android

Ana Grasielle Dionísio Corrêa, Patrícia Araújo de Oliveira, Laisa Costa, Danilo Leite Damon, Roseli de Deus Lopes

Resumo


A distribuição de dispositivos móveis, como tablets, para alunos e professores, viabiliza o M-Learning, impulsionando mudanças na forma como os sujeitos se relacionam com a informação e produzem conhecimento. Contudo, o acesso aos recursos nestes dispositivos, por pessoas com deficiência visual, pode não garantir acessibilidade. O design dos aplicativos deve permitir o acesso a todos os indivíduos (design universal), independente de possuir ou não algum tipo de deficiência. Neste trabalho, apresentamos um sistema de avaliação didática acessível para tablets para uso por alunos com ou sem deficiência visual. O sistema apresenta um questionário com perguntas e respostas em formato QUIZ e inclui dois modos de utilização: Teste e Prova. O sistema foi avaliado por nove alunos com deficiência visual, o que indicou que está adequado para uso com fins educacionais.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.782