Uma análise do impacto da utilização de técnicas de gamificação como estratégia didática no aprendizado dos alunos

Amaury Neto, Alan Pedro da Silva, Ig Ibert Bittencourt

Resumo


Em decorrência de haver muitos trabalhos que afirmam que o uso de gamificação possibilita muitas vantagens no campo da educação, porém muito poucos, até o momento, que comprovem empiricamente que tais vantagens são decorrentes apenas do uso de técnicas de gamificação, foi realizada uma pesquisa experimental a fim de analisar alunos do primeiro ano do ensino médio com a intenção de avaliar qual é o impacto do uso de gamificação em relação ao seu aprendizado, do ponto de vista de educadores e pesquisadores, no contexto do ensino da disciplina de matemática para o primeiro ano do ensino médio em escolas públicas do Brasil. Os resultados obtidos apontam para uma melhora no rendimento dos grupos de alunos analisados, o que possibilitou concluir que o uso de gamificação como estratégia didática contribui positivamente no rendimento dos alunos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.667