Ensino de Lógica de Programação no Ensino Médio e suas implicações na Neurociências

N. Bastos, Diana Adamatti, Fernanda Antoniolo

Resumo


Este trabalho propõem um estudo sobre o desenvolvimento de habilidades de lógica em estudantes do ensino médio, fundamentado na Neurociência. O objetivo é identificar possíveis mudanças na fisiologia cerebral pré e pós treinamento de lógica computacional e caracterizar as atividades cerebrais durante a resolução dos problemas do teste de lógica. Para realizar este estudo, foi necessário a coleta de sinais cerebrais em dois momentos: antes do treinamento de lógica computacional e após o treinamento, enquanto os indivíduos resolviam um teste de lógica. A partir desses dados analisam-se as áreas com maior atividade cerebral durante a resolução de cada questão proposta, que foram coletados através de técnica não-invasiva utilizando um equipamento EEG (Eletroencefalograma). Os sistemas BCI permitem a comunicação entre um indivíduo e determinados dispositivos externos, baseados em atividade neural gerada pelo cérebro sem exigir qualquer outro tipo de estímulo, como movimentos musculares.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.459