Proposta de Integração de Jogos e Realidade Virtual no Aprendizado de Conceitos Matemáticos – Projeto LUDOS TOP

Marlene R. de Freitas, Luciano F. Silva, Edgard Lamounier Jr, Alexandre Cardoso

Resumo


Resumo: O acesso da criança ao universo da matemática pode ser estimulado através de estratégias ligadas ao lúdico. Acredita-se que softwares educacionais baseados em princípios lúdicos podem ter sucesso junto às crianças. Partindo desta hipótese, este artigo tem como proposta apresentar o LUDOS TOP, um ambiente educativo virtual cujo objetivo pedagógico e didático é proporcionar uma maior interação entre usuário e computador, trazendo novas motivações de trabalho e novos modos de se assimilar os conceitos matemáticos. O sistema envolve estratégias de jogo, representações em 3D e Realidade Virtua (RV).

Abstract: The access of the child to the mathematics’ universe can be stimulated by strategies related to ludo. For this, we believe that educational softwares based in the same principles can obtain success with children. Based in that hypothesis, the objective of this article is to present the Ludos Top, a virtual educational environment with can increases knowledge related to mathematics or help the teacher to verificate if the student has certain capacities that are necessary to understand mathematical issues. The software involves play’s strategies, 3D images and Virtual Reality.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.25-27