Utilização de Padrões no Ciclo de Vida de Aplicações de Aprendizagem: Um Mapeamento Sistemático
Resumo
A evolução da computação móvel delineou um novo cenário para as aplicações de ensino e aprendizado. Nesse novo cenário, as aplicações educacionais existentes, mesmo possuindo diversos benefícios e facilidades, apresentam problemas e desafios que precisam ser explorados. Na área de reúso de software, tem-se percebido uma crescente adoção da abordagem de padrões, que possibilita a utilização de uma solução geral reutilizável para um problema que ocorre com frequência. Este estudo visa a identificação de estudos que mostrem a utilização de padrões no ciclo de vida de aplicações de aprendizagem. Para atingir o objetivo, neste trabalho foi conduzido um mapeamento sistemático, no qual foram estudados 37 artigos científicos. Os resultados obtidos são relevantes por destacarem o panorama atual da área, bem como por apresentarem discussões que podem nortear investigações futuras, destacando a carência de investigações em padrões para m-learning e t-learning, principalmente padrões que consideram os aspectos educacionais e pedagógicos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.348