A Comparação da Realidade Mundial do Ensino de Programação para Iniciantes com a Realidade Nacional: Revisão sistemática da literatura em eventos brasileiros
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão sistemática da literatura (RSL) sobre o ensino de programação e algoritmos para alunos iniciantes do ensino superior brasileiro, chamados CS1 (Computer Science 1). A RSL foi realizada à partir da revisão dos artigos publicados nos eventos SBIE, WIE, WEI e WAAAP entre os anos de 2001 a 2014. Este trabalho busca evidências empíricas dos artefatos que influenciam as taxas de sucesso/reprovação nos cursos CS1. Além disso, procurou-se comparar resultados desta revisão com os resultados apresentados internacionalmente. Do total de 394 artigos pré-selecionados, restaram 49, dos quais apenas 7 artigos apresentam taxas de reprovação de alunos antes e depois da realização do(s) experimento(s), reduzindo essa taxa, em média, de 45,6% para 32,6%.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.318