Ontologia para Construão de Ambientes Interativos de Aprendizagem

Ig Bittencourt, Camila Bezerra, Camila Nunes, Evandro Costa, Marcos Tadeu, Rômulo Nunes, Marcos Costa, Alan Silva

Resumo


Resumo: A construcção de Ambientes Interativos de Aprendizagem pode ser uma tarefa bastante complexa e lenta, devido aos diversos esforços que vão desde a modelagem do ambiente até a fase de manutenção e testes. Tais abordagens de ambientes de aprendizagem fazem com que o formalismo tradicional de representação de conhecimento torne-se inviável, sendo necessário o uso de ontologias para resolver problemas da literatura. Propoe-se neste artigo uma ontologia para construção de ambientes interativos de aprendizagem. Tal ontologia está modelada em OWL-DL, objetivando atender aos aspectos da modelagem do domínio, estudante, colaboração e pedagógica, além do compartilhamento e padronização do conhecimento.

Abstract: Building Interactive Learning Environment (ILE) can be complex and time-consuming, because several efforts such as environment design until main- tenance and test phase. This ILE approach makes the traditional knowledge representation formalism inefficient, being necessary the use of ontologies to solve problems presents at the literature. In this paper an ontology for build- ing Interactive Learning Environment is proposed. This ontology is modeled in OWL-DL, aiming at support aspects like domain modeling, student, collabora- tion and pedagogical, besides the knowledge sharable and standardized.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.567-576