Requisitos para Integração entre Ambientes de Aprendizado e m-Learning: uma Revisão Sistemática da Literatura
Resumo
A popularização dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) em conjunto com a modalidade de aprendizagem móvel (m-Learning), levou a necessidade de construção de aplicativos para dispositivos móveis para serem utilizados como uma extensão dos AVAs no contexto educacional. No entanto existe uma grande dificuldade em implementar aplicativos móveis que se integrem a AVAs já existentes e vice-versa. Isso ocorre devido a natureza dos AVAs em funcionamento já que estes foram desenvolvidos sem considerarem a demanda existente de aplicativos móveis. Neste contexto, este artigo apresenta uma revisão sistemática do tema com o objetivo de selecionar e analisar os requisitos necessários para que ocorra de forma satisfatória a integração entre AVAs e aplicativos móveis. Neste contexto, foi realizada uma revisão sistemática para verificar quais requisitos não funcionais (RNFs) estão presentes neste cenário considerando a literatura. Para melhor analisar os RNFs encontrados. estes foram representados através de uma notação apropriada para este tipo de requisito. Esta análise permitirá a visualização completa em uma estrutura hierárquica, bem como os relacionamentos de cada NFR.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.269