Linhas de Produto de Software no Domínio Educacional: Um Mapeamento Sistemático
Resumo
Linhas de produto de software (LPS) permitem a reutilização de fato, de artefatos de software. No contexto educacional, os benefícios agregados pela adoção de tal metodologia podem trazer melhorias significativas. A fim de identificar as LPSs existentes e suas características tecnológicas, tanto para o domínio educacional em geral, quanto para o domínio de ensino de programação, um mapeamento sistemático foi conduzido. Os resultados evidenciaram 7 linhas educacionais em domínios diversos, as principais limitações que motivaram suas concepções, e o mapeamento de ferramentas e abordagens nas diferentes fases de concepção e gerência de linhas, que podem ser utilizadas como apoio no desenvolvimento de novas linhas de produto. Finalmente, tendências como a necessidade de desenvolvimento de LPSs globais e integradas, e lacunas, como a inexploração do domínio de ensino e aprendizagem de programação, mostram-se atrativas para a condução de novas pesquisas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.239