Plataforma Robocode como Ferramenta Lúdica de Ensino de Programação de Computadores - Pesquisa e Extensão Universitária em Escolas Públicas de Minas Gerais
Resumo
Esse artigo descreve a experiência do uso da ferramenta Robocode no ensino de algoritmos e programação de computadores para alunos do Ensino Médio. O estudo envolveu também alunos de graduação que já haviam cursado disciplinas de programação de computadores e que atuaram como tutores e coorientadores dos alunos. O ambiente Robocode foi utilizado como ferramenta de apoio ao ensino de algoritmos e linguagens de programação com base em uma estratégia lédica de ensino, sugerindo um contato mais precoce com a linguagem de programação Java, ainda no Ensino Médio, a fim de estimular o raciocínio lógico-matemático dos envolvidos de forma rápida e divertida. Além do aprendizado de programacão de computadores pelos alunos, os resultados observados incluem o aumento do interesse pela programação nos alunos do Ensino Médio e o desenvolvimento da capacidade de liderança dos alunos de graduação, proveniente da experiência em coorientar os alunos aprendizes.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.200