Softwares Educacionais para o Ensino de Programação: Um Mapeamento Sistemático
Resumo
As diversas dificuldades em cursos de programação têm repercutido tanto na adesão de novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) como na adoção de diferentes modalidades de ensino presencial e a distância. Este artigo busca identificar os softwares e aplicações educacionais que apoiam o ensino de programação, no que tange o uso de novas TICs, modalidades de ensino e tecnologias de desenvolvimento, apontando também as lacunas existentes. Para esse fim, um mapeamento sistemático de literatura foi conduzido. De modo geral, os estudos recuperados permitiram a criação de um catálogo de contribuições que adotam diferentes estratégias de ensino na mitigação de problemas enfrentados nas disciplinas de programação. Os resultados permitiram, também, identificar tendências e lacunas a serem pesquisadas, como a pouca exploração de reutilização sistêmica no processo de desenvolvimento dos softwares e aplicações, e o uso ainda incipiente das modalidades de ensino móvel e televisivas.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.190