Uma Revisão Sistemática sobre as Abordagens Ubíquas para Recomendação Educacional: Estariam Elas se Tornando Adaptativas?
Resumo
Sistemas de recomendação e adaptativos tem como foco oferecer itens e serviços a usuários. Sistemas de recomendação geralmente deixam a cargo do usuário a escolha de utilizar ou não utilizar um item recomendado, enquanto sistemas adaptativos forçam um comportamento. Aplicados à área da educação, estes sistemas possuem objetivos similares. Apesar disso, poucos trabalhos têm investigado a possibilidade de integração entre estes tipos de sistema. Neste cenário, este artigo tem por objetivo investigar as últimas abordagens de recomendação para ambientes educacionais ubíquos e verificar se existe alguma forma de integração entre as abordagens adaptativas e as de recomendação. Os resultados do mapeamento mostraram novas possibilidades de pesquisa na área, já que não foi encontrada uma solução, dentre as pesquisadas, que utilize uma abordagem híbrida que contemple as contribuições oferecidas por métodos de recomendação e de adaptação.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.170