Utilizando o Método Clínico Piagetiano para Acompanhar a Aprendizagem de Programação

Francisco Araújo de Almeida Neto, Thais Helena Chaves de Castro, Alberto Nogueira de Castro Júnior

Resumo


Resumo: Este artigo descreve um projeto em andamento que busca investigar o proceso de construção do conhecimento em programação. A partir da proposta de utilizar o Método Clínico Piagetiano para analisar os problemas de aprendizagem dos estudantes de disciplinas introdutórias de programação, foi realizado um estudo-piloto onde ficou evidente a necesidade de uma feramenta para registro, organização e análise dos artefatos (programas) produzidos pelos estudantes. Após a descrição do desenvolvimento de tal feramenta, discutimos a utilização da mesma com respeito ao tipo de acompanhamento proposto.

Abstract: This paper describes an on-going project that aims to investigate the proces of knowledge construction in programming. From the proposal of using Piaget´s Clinical Method for analyzing learning dificulties in students from introductory courses on programming, a pilot-study was carried out and it has made clear the need for a software tool for supporting recording, structuring and analysis of artifacts (programs) produced by students. After describe the development of that tool, we discuss its use with respect to the sort of monitoring proposed.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.527-536