Tamanho Ótimo de Amostra para Análise do Desempenho de Estudantes em Ambientes Educacionais Ubíquos

Taffarel Brant-Ribeiro, Renan Cattelan

Resumo


O uso da Computação Ubíqua no escopo acadêmico permite automatizar atividades pedagógicas por meio da criação de Ambientes Educacionais Ubíquos. Na literatura, pesquisas que estudam tais tecnologias tendem a realizar comparações entre usuários, mas não averiguam inicialmente se o tamanho das amostras estudadas é capaz de representar as populações das quais são retiradas. Tais análises resultam em informações inexatas, devido à falta de precisão experimental dos métodos utilizados nos estudos. Esta pesquisa explorou essa inconsistência e determinou um tamanho ótimo de amostra de 25 indivíduos para a análise do desempenho de alunos que não utilizam tecnologias educacionais no cotidiano e de 20 estudantes para turmas que possuem contato com sistemas educacionais durante os semestres letivos. Tais resultados se mostram relevantes para pesquisas que fazem uso de fatores humanos, pois demonstram que amostras com quantidades reduzidas de observações são capazes de compreender grande parte do comportamento das variáveis sob análise.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.31