Explorando uma Aplicação m-learning para Ensino de Vetores na Física do Ensino Médio

Eduardo Honorato, Carlos Otávio Schocair Mendes, João Roberto Quadros, Rafael Castaneda, Jorge Soares, Renato Mauro, Sérgio Duarte, Eduardo Ogasawara

Resumo


O conhecimento e compreensão de vetores e grandezas vetoriais é extremamente importante para aprender o movimento dos objetos na física do ensino médio. Considerando-se que vetores e grandezas vetoriais são tópicos da física em que muitos estudantes têm dificuldades, é importante explorar novas formas de apresentá-los. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo explorar uma nova aplicação de m-learning chamado LabVetor . O aplicativo é projetado para ensino e aprendizagem vetores em dispositivos móveis . LabVetor pode ser usado por professores em sala de aula, por meio de quadros interativos, e pelos alunos em casa, como uma aplicação m-learning para treinamento. O LabVetor foi avaliada por um grupo de estudantes e mostrou ser uma ferramenta útil para auxiliar a compreensão e reflexão do conteúdo aprendido em sala de aula.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2015.1