Aprendizagem Cooperativa em Sistemas Tutores Inteligentes Híbridos

André Luiz B. Esperidião, Weber Martins, Lauro E. G. Nalini

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta um Sistema Tutor Inteligente Híbrido baseado em Inteligência Artificial (I.A.) tradicional e conexionista, onde um mecanismo de Aprendizagem Cooperativa foi integrado, resultando em um ambiente computacional mais favorável para relacionamentos pessoais entre tutores e aprendizes. Para provar a eficiência do sistema proposto, são mostrados resultados empíricos. O sistema proposto é comparado com condições estudadas quando o modelo foi introduzido. Análises estatísticas dos dados mostraram que o sistema proposto é adequado. As comparações de ganho normalizado na retenção do conhecimento ("melhoria de aprendizagem") apontam para resultados significativos (com nível de significância de 5%).

Abstract: This work presents a hybrid intelligent tutoring system based on traditional symbolic and connectionist Artificial Intelligence (expert rules), where a mechanism for collaborative learning was integrated, leading to a computational environment more favorable to interpersonal relationships between tutor and learners. To prove the efficiency of the proposed system, some empirical results are given. The proposed system is compared to conditions studied when the model was first introduced. Statistical analysis has shown that the proposed system is adequate. Comparisons of the normalized gain of knowledge retention (“learning improvement”) point to significant results (with level of significance equals to 5%).

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.418-427