Uma Arquitetura de Tutor para Promover Experiências de Aprendizagem Mediadas

André Luís Alice Raabe, Lúcia Maria Martins Giraffa

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta os resultados do projeto envolvendo a proposta de extensão da arquitetura tradicional para Sistema Tutor Inteligente (STI) utilizando os pressupostos da teoria das experiências de aprendizagem mediadas de Reuven Feuerstein (1998). O trabalho segue a tendência, na área de pesquisa de STI, de incluir o professor como um dos agentes que interagem no ciclo de tutoração do aluno. O professor aparece como um agente externo ao sistema, interagindo com o módulo tutor na definição das estratégias e táticas a serem utilizadas nas interações com os alunos. Elaborou-se um programa objetivando validar os conceitos incorporados na nova arquitetura. A aplicação foi desenvolvida para disciplina introdutória de algoritmos. Os resultados do experimento conduzido indicam um aumento no desempenho dos alunos e na qualidade do atendimento individualizado.

Abstract: This paper presents an Intelligent Tutoring System (ITS) extended architecture based on the theory of mediated learning experiences proposed by Reuven Feuerstein (1998). The paper follows the recent tendency of ITS research area to include the teacher as a partner with tutorial module to assists students interactions. We developed a testbed (software) in order to validate the architectural proposal. The chosen domain area is related to the introductory algorithm discipline. The results show an increase into student’s performance and personal motivation.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.278-287