Identificando Incoerências no Processo de Autoria de Exercícios de Comunicação Estrutural

Douglas Galante, Robinson Vida Noronha, Clovis Torres Fernandes

Resumo


Resumo: A Comunicação Estrutural é uma técnica pedagógica cujo objetivo é ajudar na avaliação e no exercício de sofisticadas habilidades intelectuais de pensamento crítico e complexas estruturas conceituais dos aprendizes. Este artigo aborda uma maneira de identificar, de forma automatizada, incoerências no decorrer do processo de autoria de exercícios em Comunicação Estrutural. Assim, por meio do uso de Mapas Conceituais Estendidos e de Grafos, são apresentados conceitos e elementos relevantes que suportam e propiciam uma solução computacional para o problema destas incoerências.

Abstract: Structural Communication is a pedagogical technique intended to help in the evaluation and development of sophisticated cognitive structures, intellectual skills and critical thinking for students. This paper describes a way to automatic identify incoherencies along the authoring process of Structural Communication exercises. Thus, through the use of Extended Concept Maps and Graphs, some relevant concepts and elements are presented to support and provide the computational solution for these incoherencies problems.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.201-209