LOCAL: Um Modelo para Suporte à Aprendizagem Consciente de Contexto

Jorge Barbosa, Rodrigo Hahn, Solon Rabello, Débora Barbosa

Resumo


Resumo: O uso crescente de dispositivos móveis e a ampla difusão de redes sem fio vêm estimulando as pesquisas relacionadas com computação móvel e ubíqua. Neste contexto, a educação vem sendo considerada uma das principais áreas de aplicação. O acompanhamento da mobilidade do aprendiz através de sistemas de localização e o suporte à consciência de contexto, trazem novas oportunidades educacionais. Este artigo propõe um modelo que explora essas oportunidades, usando informações de localização e o gerenciamento de contextos como instrumentos de apoio à educação. O modelo foi implementado e os resultados iniciais mostram sua utilidade no auxílio aos processos de ensino e de aprendizagem.

Abstract: The increasing use of mobile devices and the dissemination of wireless networks have stimulated mobile and ubiquitous computing research. In this context, education is being considered one of the main application areas. The use of locating systems to track learner alongside with context awareness support creates new pedagogical opportunities. This paper proposes a model to explore these opportunities using location information and context management as learning support tools. The model was implemented and the initial results show its utility to assist the teaching and learning processes.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.181-190