EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL: A CONTRIBUIÇÃO DA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Resumo
Resumo: Com base em experiências bem sucedidas dos pré-vestibulares populares mostramos neste artigo a viabilidade e a importância da participação ativa da Universidade Pública como fomentadora da inclusão social. Situamos o conhecimento digital como componente fundamental neste processo. Mostramos que é viável a democratização do acesso à Universidade sem que a qualidade do ensino seja abalada. Ressaltamos ainda que estas ações de efeito imediato na sociedade são compatíveis com a função social da Universidade Pública e reforçam a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. Finalmente reafirmamos a importância de incluir na formação dos graduandos de Ciência da Computação discussões relacionadas aos impactos sociais da tecnologia.
Abstract: In this article we show the viability and the importance of the active participation of public University as agent of social inclusion. Digital knowledge is placed as a fundamental component in this process. We also show that it is possible to democratize the access to Public University whilst maintaining a high quality services offer. Finally we emphasize the importance of including in Computer Sciences curricula discussions related to the social impacts of technology.
Abstract: In this article we show the viability and the importance of the active participation of public University as agent of social inclusion. Digital knowledge is placed as a fundamental component in this process. We also show that it is possible to democratize the access to Public University whilst maintaining a high quality services offer. Finally we emphasize the importance of including in Computer Sciences curricula discussions related to the social impacts of technology.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.31-40