Formação a distância de educadores para o diálogo virtual em serviços de tutoria on-line

Sílvia Dotta, Marcelo Giordan

Resumo


Resumo: O objetivo deste trabalho é contribuir com elementos constitutivos de programas de formação de educadores para o diálogo virtual. Partimos da hipótese de que um processo de tutoria on-line, fundado na dialogia, pode ampliar a qualidade e a quantidade dos enunciados de tutores e alunos. Também pressupomos que a formação meramente técnica é insuficiente para desenvolver a capacidade comunicativa do educador em interações virtuais.Implementamos um sistema de tutoria, em uma disciplina de formação de professores a distância, e analisamos em dois episódios de interação, características dialógicas na construção discursiva dos tutores e sua importância para a formação de educadores para a prática da tutoria.

Abstract: The objective of this article is to contribute with elements for programs of qualification of teachers for the virtual dialogue. Our hypothesis is that a tutorial process on-line, established by dialogical basis, can extend the quality and quantity of the tutors and students statements. Also we estimate that just technical capacitation is not enough to develop the comunication capacity of the educator in virtual interactions. We implement a tutorial system, in a teacher course on distance, and we verify in two episodes of interaction, dialogical characteristics in the discursive construction of the tutors and its importance for the qualification of teachers for the tutoring.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2006.11-20