Assistente Inteligente tendo como Apoio um Ambiente de Ensino a Distância

Franciele C. Petry, Anibal L. Guedes, Christine S. Schröeder, Fernanda L. Guedes

Resumo


Resumo: O presente artigo pretende relatar a proposta de desenvolvimento de um assistente inteligente em um curso virtual de Introdução à Informática tendo como apoio um ambiente de aprendizagem a distância. Um assistente inteligente tem como característica auxiliar os usuários na interação com o ambiente, sendo este totalmente dinâmico e personalizado. Este trabalho permitirá ainda estudar conceitos de educação a distância, os quais serão vinculados com o uso de tecnologias de inteligência artificial (sistemas tutores inteligentes). Ao final, o assistente será validado por um grupo de usuários pertencentes a uma universidade a fim de mensurar e quantificar os resultados obtidos.

Abstract: The present paper intends to report the proposal to develop an intelligent assistant in a virtual course of Introduction to Informatics, having as background a distance learning environment. An intelligent assistant is characterized for helping the users to interact with the software environment, which is completely dynamic and personalized. This work also allows the study of distance education concepts which will be linked to the application of artificial intelligence technologies (intelligent tutorial systems). At the end, the assistant will be validated by a group of users from one university to measure and quantify the results obtained.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.36-39