Mediação do professor e a interação entre pares em um ambiente interativo de aprendizagem

Monalisa de Abreu Leite, José Aires de Castro Filho, Laécio Nobre de Macedo

Resumo


Resumo: A presente pesquisa pretende analisar e discutir como as trocas dialógicas ente professor e alunos influenciam na aprendizagem de conceitos matemáticos ao utilizar um Objeto de Aprendizagem denominado Balança Interativa. A pesquisa foi realizada numa escola da rede pública municipal da cidade de Fortaleza com uma turma de vinte e seis alunos de 7ª série e seu professor de matemática. Os dados preliminares da pesquisa já indicam evidências da importância das trocas dialógicas para aprendizagem de conceitos matemáticos.

Abstract: The present research aims to analyze how dialogical exchanges between students and teacher influences the learning of mathematical concepts while using a Learning Object called Interactive Scale. The research was conducted in a public school in the city of Fortaleza, Brazil with twenty- six 7th grade students and their mathematics teacher. Preliminary data had shown evidence of the importance of dialogical exchanges for the learning of mathematical concepts.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.28-31