Realidade Virtual no Processo de Ensino e Aprendizagem em Geometria Espacial: Proposta de um Sistema de Apoio

João Paulo L. de Oliveira, Alexandre Cardoso

Resumo


Resumo: Este estudo tem por finalidade desenvolver um Ambiente Virtual de Aprendizagem de apoio ao processo de ensino e aprendizagem em Geometria do Ensino Médio utilizando-se da Realidade Virtual. Tal ferramenta será sustentada por dois pilares: um ambiente educacional baseado na Internet e um CD-ROM com recursos multimídias interativos. Como sustentação pedagógica ao ambiente será utilizada a abordagem da Aprendizagem Baseada em Problemas. Assim, é apresentada a arquitetura do ambiente para o posterior desenvolvimento de sua estrutura, de sua arte gráfica e de seu conteúdo para apresentação final e posterior avaliação realizada por alunos, professores e especialistas da área.

Abstract: This study it has for purpose to develop a Virtual Environment of Learning of support to the education and learning process in Geometry of high school using itself of the Virtual Reality. Such tool will be supported by two pillars: an educational environment based in the InterNet and a CD-ROM with interactive multimedia resources. As pedagogical sustentation to the environment the boarding of the Problem-Based Learning will be used. The architecture of the environment for the posterior development of its structure, its graphical art and its content for final presentation is presented and posterior evaluation carried through for students, professors and specialists of the area.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.1-4