Linguagem e Ferramenta de Autoria para Promover o Desenvolvimento de Perícias em Xadrez

Celso Hartmann, Alexandre Direne, Luis Bona, Fabiano Silva, Gabriel dos Santos, Marcos Castilho, Marcos Sunyé, André Guedes

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta conceitos teóricos, linguagem e ferramentas de autoria destinados a apoiar o ensino de Xadrez nas escolas de níveis fundamental e médio. Conceitos relacionados à perícia em Xadrez são discutidos e documentados sob a luz da literatura científica e da experiência de Mestres profissionais do referido jogo. Nesta pesquisa junto aos profissionais, um dos objetos principais de interesse no ensino avançado do Xadrez foi baseado na idéia de identificar a harmonia de peças em um tabuleiro. Isto levou à construção de um protótipo de software para a produção de Sistemas Tutores Inteligentes de ensino de Xadrez, chamado brKChess, que implementa uma ferramenta de autoria em dois níveis. Algumas metas futuras de pesquisa são apresentadas.

Abstract: This work presents theoretical concepts, language and authoring tools aimed at the teaching of Chess. Expertise and related concepts are discussed and documented according to the scientific literature and to the experience of Chess Masters. In the present research effort, carried out with experts, a key topic for supporting teaching tasks is based on the idea of identifying part harmony in the game board. This led to the construction of a prototype software tool to produce Intelligent Tutoring Systems for teaching Chess, named brKChess, which implements a two-level authoring interface. Finally, future research directions are presented in the form of improving the game tactics.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.645-654