Framework para Aprendizagem com Mobilidade

Luiz Fernando T. Meirelles, Liane M. R. Tarouco

Resumo


Resumo: Diferentes recursos telemáticos e novas estratégias de ensino e de aprendizagem começam a surgir, inaugurando um tema de pesquisa classificado internacionalmente como “mobile learning”. Dispositivos móveis como, por exemplo, computadores de mão e telefones inteligentes, contam atualmente com capacidade e funcionalidade que permitem explorar inovadores processos de educação formal e de capacitação profissional. Na investigação que estamos realizando, após identificarmos a complexidade tecnológica e pedagógica deste novo tema da informática na educação, resolvemos propor e utilizar um framework para a aprendizagem com mobilidade, assunto que pretendemos abordar neste artigo.

Abstract: Different telematic resources and new teaching and learning strategies begin to appear, initiating a research theme internationally known as “mobile learning”. Mobile devices such as, for example, palm computers and smartphones, has nowadays, computational capacity and functionality that allow to explorate innovational processes of formal education and professional capacitation. In the investigation we’ve been doing, after identifying the technology and pedagogical complexity of this new subject about informatics in education, we decided to present and use a framework to learning with mobility, theme that we pretend to focus in this article.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.623-633