Análise da formação de equipes de trabalho multidisciplinar em um ambiente de aprendizagem online
Resumo
Resumo: A formação de equipes de trabalho multidisciplinar pode beneficiar- se das características da aprendizagem colaborativa e da aprendizagem baseada em casos, no que diz respeito à formação do indivíduo, que precisa se aprofundar nos tópicos de sua área, sem adquirir uma visão compartimentada do trabalho, e na consolidação do grupo de estudantes como uma equipe de trabalho. No curso online “Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Resíduos Perigosos”, utilizamos a resolução de casos em grupo como forma de aplicação e avaliação dos conhecimentos aprendidos, a fim de aproximar aprendizagem e práxis. O objetivo deste trabalho é discutir os resultados obtidos com a utilização destas estratégias num ambiente de aprendizagem online.
Abstract: The formation of multidisciplinary working teams can benefit from the characteristics of collaborative learning and case-based learning, to the formation of the individual, that needs to learn topics about its discipline, without acquiring a straight view of the work, and to the consolidation of the group of students as a working team. In the online course "Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Resíduos Perigosos", we used collaborative case resolution as a strategy to approach learning and praxis, and to evaluate their learning. The objective of this paper is to argue the results gotten with the use of these strategies in an online learning environment.
Abstract: The formation of multidisciplinary working teams can benefit from the characteristics of collaborative learning and case-based learning, to the formation of the individual, that needs to learn topics about its discipline, without acquiring a straight view of the work, and to the consolidation of the group of students as a working team. In the online course "Avaliação de Risco à Saúde Humana por Exposição a Resíduos Perigosos", we used collaborative case resolution as a strategy to approach learning and praxis, and to evaluate their learning. The objective of this paper is to argue the results gotten with the use of these strategies in an online learning environment.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.559-568