Caso de uso do Geo na aplicação do modelo instrumental

Augusto César Pires Spinelli, Alex Sandro Gomes

Resumo


Resumo: O aprendizado do campo matemático da geometria é historicamente deficiente, principalmente se considerarmos o ensino brasileiro. Este artigo descreve a aplicação do modelo instrumental, que avalia o potencial de uma interface à aprendizagem de conceitos específicos, para o campo da geometria. Tomou-se como estudo de caso para a aplicação da metodologia em questão e colheita de dados o Geo, um sistema de apoio ao ensino da geometria desenvolvido na UFPE, e os resultados encontrados são aqui apresentados.

Abstract: The learning of the mathematical field of geometry is historically deficient, mainly if we consider the Brazilian education model. This article describes the application of the instrumental model for the field of geometry. This model evaluates the potential of an graphical user interface to teach specifical concepts. As case study for the application of this model and harvest of data we choose Geo, a system developed in UFPE that offers support to geometry learning, and the final results are presented in this paper.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.486-496