Blog Educacional: ambiente de interação e escrita colaborativa
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar as formas de interação lingüísticas-cognitivas utilizadas por alunos do ensino fundamental, num blog educacional, que tem como finalidade a construção de textos narrativos, de forma colaborativa. Para isto, apresenta- se inicialmente, o conceito de interação, um breve histórico da evolução dos weblogs, suas características e as possibilidades de uso na educação. Em seguida, com base na teoria da Atividade Verbal é apresentada a metodologia da pesquisa. Os resultados demonstraram que os participantes não se limitaram a repetir ou parafrasear o texto lido, mas utilizaram estratégias cognitivas que contribuíram para a construção coletiva do texto, demonstrando que um weblog é uma ferramenta adequada ao processo de interação mediada por computador e à construção de textos colaborativos.
Abstract: This work analises the linguistic and cognitive interactions used by students in a educational blog, which has the objective of build narrative texts in a collaborative way. First of all is presented the concept of interaction, the history of the weblogs, and the possibilities of its use in education. The research methodology is based in Verbal Activicty and the results show that the students used linguistics and cognitives strategies for building a collaborative text, and that a weblog is a good way for computer mediated interaction in a build of collaborative texts.
Abstract: This work analises the linguistic and cognitive interactions used by students in a educational blog, which has the objective of build narrative texts in a collaborative way. First of all is presented the concept of interaction, the history of the weblogs, and the possibilities of its use in education. The research methodology is based in Verbal Activicty and the results show that the students used linguistics and cognitives strategies for building a collaborative text, and that a weblog is a good way for computer mediated interaction in a build of collaborative texts.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.309-319