A institucionalização do ROODA na UFRGS: em busca de novos espaços pedagógicos

Patricia Alejandra Behar, Sílvia Meirelles Leite, Leandro A. P. dos Santos

Resumo


Resumo: Este artigo discute os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA’s) como um dos potencializadores de novos espaços pedagógicos na Internet. Para tanto, reflete-se sobre as práticas pedagógicas e os desafios que surgem com a introdução das tecnologias digitais no contexto educacional, mais especificamente, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A seguir, é apresentada a nova versão do ambiente ROODA - Rede cOOperativa De Aprendizagem, que integra o projeto de Educação à Distância da UFRGS e foi desenvolvido especialmente para esta instituição. Destacando-se seus aspectos técnicos, sua interface gráfica e suas funcionalidades. Por último, são descritas as considerações finais do presente estudo.

Abstract: This article discusses the Virtual Learning Environment (AVA's) as one of the potentializers of the new pedagogic spaces on the Internet. For that, it reflects among the pedagogic practices and challenges that may come up with the introduction of digital technologies in the educational context, more especifically, at Rio Grande do Sul Federal University (UFRGS). The new version of the ROODA* environment is being presented. (*Learning Cooperative Net, which integrates UFRGS' Distant Teaching Project). Its technical aspects, graphic interface and functions stand out. Lastly, the final considerations about the present study are presented.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.287-297