Representação das Atividades Sociais em Ambientes CSCL Utilizando Mecanismos de Percepção

Milton Burgos Josué Neto, Alex Sandro Gomes, Ivanildo José de S. Aquino Júnior

Resumo


Resumo: Este artigo apresenta conceitos relacionados à aplicação de elementos de percepção em ambientes CSCL de forma a representar as atividades sociais que ocorrem nos cursos mediados pelo ambiente virtual de ensino EnsinarNet. A partir da análise das dificuldades para a interação social e dos conceitos discutidos, principalmente o conceito de affordances sociais, apresentamos soluções aos problemas relacionados com a aplicação destes elementos no ambiente.

Abstract: This paper presents concepts related to the application of perception elements in environments CSCL to represent the social activities that occur in courses mediated by the virtual learning environment EnsinarNet. From the analysis of the difficulties for the social interaction and of the concepts discussed, mainly the concept of social affordances, we present solutions to the problems related with the application of these elements in the environment.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.265-275