EpA: texto e discussão integrados para apoiar aaprendizagem por meio de escrita cooperativa

Ana Paula Brandão Lopes, Álvaro Vinícius de Souza Coêlho, Crediné Silva de Menezes

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta o EpA (acrônimo de “Escrever para Aprender”), uma ferramenta de apoio à escrita cooperativa onde asdiscussões entre os co-autores assume um papel de destaque. Síncronas ouassíncronas, no EpA elas estão totalmente integradas ao texto. Além disso, oEpA não impõe nenhum mecanismo de "locking" de parágrafos. Os conflitosque eventualmente surjam entre edições concorrentes são explicitados para osautores e podem funcionar como "gatilhos" para novas discussões. Ao mudaro foco do texto para as discussões pretende-se oferecer um suporte maisadequado ao processo de escrever em grupo, facilitando assim, aaprendizagem ao longo desse processo.

Abstract: This paper presents EpA (from Portuguese, “Writing for Learning”). EpA is a cooperative writing supporting tool where discussions among co-authors have a central role. They can be synchronous or assynchronous and are fully integrated to text. In addition, the concurrent edition with EpA is free from locking mechanisms on the paragraphs. The conflicts which eventualy emerge among concurrent editions are emphatized to the authors, and are intended to work as“triggers” for new discussions. By moving the focus from text to discussion, we aim to give a more appropriate support to the cooperative writing process, in order to improve learning through this process.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.243-253