Aplicações Educacionais em Ambientes Colaborativos com Realidade Aumentada

Claudio Kirner, Ezequiel Roberto Zorzal

Resumo


Resumo: A aprendizagem colaborativa presencial e remota vem sendo usada cada vez mais como uma abordagem educacional eficiente. A evolução tecnológica permite, atualmente, replicar e, até mesmo, amplificar características da comunicação interpessoal, mas o problema da manipulação remota de objetos continua sendo difícil de ser resolvido. No entanto, a realidade virtual e realidade aumentada permitem a manipulação de objetos virtuais de maneira parecida com as situações reais. Assim, este trabalho discute essas questões e apresenta uma solução para a interação em ambientes colaborativos remotos, usando recursos para a comunicação interpessoal (chat, áudio e vídeo-conferência) e realidade aumentada.

Abstract: The face-to-face and remote collaborative learning has been usedmore and more as an efficient educational approach. The technologicalevolution allows, now, to replicate and, even, to amplify characteristics of theinterpersonal communication, but the remote manipulation of objects remainsa problem to be solved. However, the virtual reality and augmented realitymake possible the manipulation of virtual objects in a way similar to realsituations. This work discusses those subjects and presents a solution forinteractions on remote collaborative environments, using resources for theinterpersonal communication (chat, audio and video-conference) andaugmented reality.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2005.114-124