Centros Rurais de Inclusão Digital: uma análise sobre o processo de construção da autonomia na formação de jovens gestores de Laboratórios de I.E.
Resumo
Resumo: O estudo intenta saber como os jovens constroem a sua autonomia durante o processo de formação de gestores em Laboratórios de Informática Educativa (LIE). Investigar-se-á os desafios enfrentados pelos jovens durante as etapas do projeto CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital) e como se configura a transição de um estado de sujeição, relacionado a conhecimentos e técnicas não adquiridos na área estudada, para um estágio onde os planejamentos, ações e avaliações ficarão sob responsabilidade e cooperação dos novos gestores. É a passagem da heteronomia para a autonomia em sala de aula. Para esta pesquisa, é necessário que o pesquisador e participantes estejam em interação, cooperação e participação nas ações desenvolvidas que serão utilizadas para o registro e descrição de suas práticas, buscando valorizar aspectos de todo o processo envolvido na inclusão digital no meio rural. Nas Atividades de Pesquisa serão definidos os papéis de cada membro do grupo, decidido as estratégias de formação e ação do grupo, elaboração e participação de seminários, minicursos e estudos referentes aos assuntos abordados em todo o projeto. Entre as atividades será realizada a Etapa de Análise, segundo a Seqüência FEDATHI e a Engenharia Didática, ou seja, envolvendo estudos das teorias acima citadas, a identificação, o esclarecimento das necessidades dos usuários, a identificação e o esclarecimento de requisitos para o desenvolvimento da nova metodologia técnico-pedagógica. Assim nestas atividades de desenvolvimento e validação serão realizadas as etapas de concepção que subsidiarão o desenvolvido do processo de construção da autonomia durante a formação dos jovens que serão preparados para se tornarem gestores dos laboratórios de informática.
Abstract: O estudo intenta saber como os jovens constroem a sua autonomia durante o processo de formação de gestores em Laboratórios de Informática Educativa (LIE). Investigar-se-á os desafios enfrentados pelos jovens durante as etapas do projeto CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital) e como se configura a transição de um estado de sujeição, relacionado a conhecimentos e técnicas não adquiridos na área estudada, para um estágio onde os planejamentos, ações e avaliações ficarão sob responsabilidade e cooperação dos novos gestores. É a passagem da heteronomia para a autonomia em sala de aula. Para esta pesquisa, é necessário que o pesquisador e participantes estejam em interação, cooperação e participação nas ações desenvolvidas que serão utilizadas para o registro e descrição de suas práticas, buscando valorizar aspectos de todo o processo envolvido na inclusão digital no meio rural. Nas Atividades de Pesquisa serão definidos os papéis de cada membro do grupo, decidido as estratégias de formação e ação do grupo, elaboração e participação de seminários, minicursos e estudos referentes aos assuntos abordados em todo o projeto. Entre as atividades será realizada a Etapa de Análise, segundo a Seqüência FEDATHI e a Engenharia Didática, ou seja, envolvendo estudos das teorias acima citadas, a identificação, o esclarecimento das necessidades dos usuários, a identificação e o esclarecimento de requisitos para o desenvolvimento da nova metodologia técnico-pedagógica. Assim nestas atividades de desenvolvimento e validação serão realizadas as etapas de concepção que subsidiarão o desenvolvido do processo de construção da autonomia durante a formação dos jovens que serão preparados para se tornarem gestores dos laboratórios de informática.
Abstract: O estudo intenta saber como os jovens constroem a sua autonomia durante o processo de formação de gestores em Laboratórios de Informática Educativa (LIE). Investigar-se-á os desafios enfrentados pelos jovens durante as etapas do projeto CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital) e como se configura a transição de um estado de sujeição, relacionado a conhecimentos e técnicas não adquiridos na área estudada, para um estágio onde os planejamentos, ações e avaliações ficarão sob responsabilidade e cooperação dos novos gestores. É a passagem da heteronomia para a autonomia em sala de aula. Para esta pesquisa, é necessário que o pesquisador e participantes estejam em interação, cooperação e participação nas ações desenvolvidas que serão utilizadas para o registro e descrição de suas práticas, buscando valorizar aspectos de todo o processo envolvido na inclusão digital no meio rural. Nas Atividades de Pesquisa serão definidos os papéis de cada membro do grupo, decidido as estratégias de formação e ação do grupo, elaboração e participação de seminários, minicursos e estudos referentes aos assuntos abordados em todo o projeto. Entre as atividades será realizada a Etapa de Análise, segundo a Seqüência FEDATHI e a Engenharia Didática, ou seja, envolvendo estudos das teorias acima citadas, a identificação, o esclarecimento das necessidades dos usuários, a identificação e o esclarecimento de requisitos para o desenvolvimento da nova metodologia técnico-pedagógica. Assim nestas atividades de desenvolvimento e validação serão realizadas as etapas de concepção que subsidiarão o desenvolvido do processo de construção da autonomia durante a formação dos jovens que serão preparados para se tornarem gestores dos laboratórios de informática.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.81-83