Centros Rurais de Inclusão Digital: uma análise sobre o processo de construção da autonomia na formação de jovens gestores de Laboratórios de I.E.

Adriano Silva Lima, Hermínio Borges Neto, Janete Barroso Batista, Maria Isabel de Menezes, Dina Mara Dantas

Resumo


Resumo: O estudo intenta saber como os jovens constroem a sua autonomia durante o processo de formação de gestores em Laboratórios de Informática Educativa (LIE). Investigar-se-á os desafios enfrentados pelos jovens durante as etapas do projeto CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital) e como se configura a transição de um estado de sujeição, relacionado a conhecimentos e técnicas não adquiridos na área estudada, para um estágio onde os planejamentos, ações e avaliações ficarão sob responsabilidade e cooperação dos novos gestores. É a passagem da heteronomia para a autonomia em sala de aula. Para esta pesquisa, é necessário que o pesquisador e participantes estejam em interação, cooperação e participação nas ações desenvolvidas que serão utilizadas para o registro e descrição de suas práticas, buscando valorizar aspectos de todo o processo envolvido na inclusão digital no meio rural. Nas Atividades de Pesquisa serão definidos os papéis de cada membro do grupo, decidido as estratégias de formação e ação do grupo, elaboração e participação de seminários, minicursos e estudos referentes aos assuntos abordados em todo o projeto. Entre as atividades será realizada a Etapa de Análise, segundo a Seqüência FEDATHI e a Engenharia Didática, ou seja, envolvendo estudos das teorias acima citadas, a identificação, o esclarecimento das necessidades dos usuários, a identificação e o esclarecimento de requisitos para o desenvolvimento da nova metodologia técnico-pedagógica. Assim nestas atividades de desenvolvimento e validação serão realizadas as etapas de concepção que subsidiarão o desenvolvido do processo de construção da autonomia durante a formação dos jovens que serão preparados para se tornarem gestores dos laboratórios de informática.

Abstract: O estudo intenta saber como os jovens constroem a sua autonomia durante o processo de formação de gestores em Laboratórios de Informática Educativa (LIE). Investigar-se-á os desafios enfrentados pelos jovens durante as etapas do projeto CRID (Centros Rurais de Inclusão Digital) e como se configura a transição de um estado de sujeição, relacionado a conhecimentos e técnicas não adquiridos na área estudada, para um estágio onde os planejamentos, ações e avaliações ficarão sob responsabilidade e cooperação dos novos gestores. É a passagem da heteronomia para a autonomia em sala de aula. Para esta pesquisa, é necessário que o pesquisador e participantes estejam em interação, cooperação e participação nas ações desenvolvidas que serão utilizadas para o registro e descrição de suas práticas, buscando valorizar aspectos de todo o processo envolvido na inclusão digital no meio rural. Nas Atividades de Pesquisa serão definidos os papéis de cada membro do grupo, decidido as estratégias de formação e ação do grupo, elaboração e participação de seminários, minicursos e estudos referentes aos assuntos abordados em todo o projeto. Entre as atividades será realizada a Etapa de Análise, segundo a Seqüência FEDATHI e a Engenharia Didática, ou seja, envolvendo estudos das teorias acima citadas, a identificação, o esclarecimento das necessidades dos usuários, a identificação e o esclarecimento de requisitos para o desenvolvimento da nova metodologia técnico-pedagógica. Assim nestas atividades de desenvolvimento e validação serão realizadas as etapas de concepção que subsidiarão o desenvolvido do processo de construção da autonomia durante a formação dos jovens que serão preparados para se tornarem gestores dos laboratórios de informática.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.81-83