Uma proposta para o desenvolvimento de um interpretador para aLíngua Brasileira de Sinais
Resumo
Resumo: Este trabalho tem como foco a comunidade brasileira dos alunos com deficiência auditiva, tendo em vista a necessidade de adaptacção de métodos e ferramentas de ensino às caracteríısticas particulares desta comunidade. Trata-se de um primeiro passo de formalização da gramática da Língua Brasileira de Sinais LIBRA ou LSB. O objetivo principal deste trabalho é a definição de um modelo gramatical, que possa contribuir para a construção de um tradutor automático que faça a transição entre LSB e Português. Tal tradutor pode ser usado como interface de comunicação para ferramentas de ensino na comunidade brasileira dos alunos com deficiência auditiva.
Abstract: Este trabalho tem como foco a comunidade brasileira dos alunos com deficiência auditiva, tendo em vista a necessidade de adaptacção de métodos e ferramentas de ensino às caracteríısticas particulares desta comunidade. Trata-se de um primeiro passo de formalização da gramática da Língua Brasileira de Sinais LIBRA ou LSB. O objetivo principal deste trabalho é a definição de um modelo gramatical, que possa contribuir para a construção de um tradutor automático que faça a transição entre LSB e Português. Tal tradutor pode ser usado como interface de comunicação para ferramentas de ensino na comunidade brasileira dos alunos com deficiência auditiva.
Abstract: Este trabalho tem como foco a comunidade brasileira dos alunos com deficiência auditiva, tendo em vista a necessidade de adaptacção de métodos e ferramentas de ensino às caracteríısticas particulares desta comunidade. Trata-se de um primeiro passo de formalização da gramática da Língua Brasileira de Sinais LIBRA ou LSB. O objetivo principal deste trabalho é a definição de um modelo gramatical, que possa contribuir para a construção de um tradutor automático que faça a transição entre LSB e Português. Tal tradutor pode ser usado como interface de comunicação para ferramentas de ensino na comunidade brasileira dos alunos com deficiência auditiva.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.62-64