Projetos de Ciências e Engenharia na Educação Básica – Estímulo por meio de feiras de ciências
Resumo
Resumo: A formação que hoje recebem nossos alunos se mostra ineficiente em sua função de prepará-los para uma sociedade autônoma e suficiente, que produza conhecimento e que desenvolva suas capacidades a partir de suas necessidades. A necessidade de uma formação que contribua para o desenvolvimento de capacidades científicas que contribuam para a realização de pesquisas que tragam benefícios, como a construção de conhecimento e a criação de novas tecnologias, torna-se não só necessária, mas vital para qualquer sociedade. Urge, no Brasil, a transformação de uma sociedade consumidora para produtora de tecnologias voltadas a solução de seus problemas. Para isso, precisamos focar em projetos pedagógicos que estimulem alunos e professores a realizar pesquisas e que o uso de metodologias, sejam elas científicas ou de engenharia, sejam estimuladas para adequarmos estas pesquisas a padrões desejáveis, tornandoas documentos de pesquisas para as futuras gerações. Feiras de ciências, que vislumbrem a criação de projetos pensados e desenhados pelos próprios alunos, supervisionados pelos professores, que possuam suas identidades e que os tornem produtores de novas tecnologias e novos conhecimentos contribuem para uma melhor qualidade educacional destas escolas e conseqüentemente numa melhor formação desses alunos.
Abstract: A formação que hoje recebem nossos alunos se mostra ineficiente em sua função de prepará-los para uma sociedade autônoma e suficiente, que produza conhecimento e que desenvolva suas capacidades a partir de suas necessidades. A necessidade de uma formação que contribua para o desenvolvimento de capacidades científicas que contribuam para a realização de pesquisas que tragam benefícios, como a construção de conhecimento e a criação de novas tecnologias, torna-se não só necessária, mas vital para qualquer sociedade. Urge, no Brasil, a transformação de uma sociedade consumidora para produtora de tecnologias voltadas a solução de seus problemas. Para isso, precisamos focar em projetos pedagógicos que estimulem alunos e professores a realizar pesquisas e que o uso de metodologias, sejam elas científicas ou de engenharia, sejam estimuladas para adequarmos estas pesquisas a padrões desejáveis, tornandoas documentos de pesquisas para as futuras gerações. Feiras de ciências, que vislumbrem a criação de projetos pensados e desenhados pelos próprios alunos, supervisionados pelos professores, que possuam suas identidades e que os tornem produtores de novas tecnologias e novos conhecimentos contribuem para uma melhor qualidade educacional destas escolas e conseqüentemente numa melhor formação desses alunos.
Abstract: A formação que hoje recebem nossos alunos se mostra ineficiente em sua função de prepará-los para uma sociedade autônoma e suficiente, que produza conhecimento e que desenvolva suas capacidades a partir de suas necessidades. A necessidade de uma formação que contribua para o desenvolvimento de capacidades científicas que contribuam para a realização de pesquisas que tragam benefícios, como a construção de conhecimento e a criação de novas tecnologias, torna-se não só necessária, mas vital para qualquer sociedade. Urge, no Brasil, a transformação de uma sociedade consumidora para produtora de tecnologias voltadas a solução de seus problemas. Para isso, precisamos focar em projetos pedagógicos que estimulem alunos e professores a realizar pesquisas e que o uso de metodologias, sejam elas científicas ou de engenharia, sejam estimuladas para adequarmos estas pesquisas a padrões desejáveis, tornandoas documentos de pesquisas para as futuras gerações. Feiras de ciências, que vislumbrem a criação de projetos pensados e desenhados pelos próprios alunos, supervisionados pelos professores, que possuam suas identidades e que os tornem produtores de novas tecnologias e novos conhecimentos contribuem para uma melhor qualidade educacional destas escolas e conseqüentemente numa melhor formação desses alunos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.47-49