Plataforma Constructore e Banco Virtual de Objetos de Aprendizagem: uma proposta de pesquisa e desenvolvimento de um modelo de aplicação de objetos de aprendizagem
Resumo
Resumo: O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa que visa investigar o desenvolvimento e a aplicção de ferramentas baseadas no conceito dos objetos de aprendizagem (OA), que apóiem os professores na construção de atividades educativas na Internet: Plataforma Constructore e Banco Virtual de Objetos de Aprendizagem (BVOA). O Constructore tem como nalidade oferecer a professores e especialistas em diferentes campos do saber facilidades para publicação, implementação e acompanhamento de atividades educativas a distância (totalmente ou semi-presenciais). O BVOA oferece aos professores a oportunidade de criarem um banco de objetos educativos próprio, relativo a sua área de docência. Desta forma, as duas ferramentas podem ser utilizadas tanto de maneira independente, como integrada, quando os professores utilizarão os objetos cadastrados no BVOA (tanto os de seu próprio banco, como de outros docentes), na construção de suas atividades educativas, com o Constructore. Faz parte do objeto de investigação tanto o processo de desenvolvimento destas ferramentas, como a análise dos materiais e das estratégias construídas pelos professores. Especificamente, este artigo tem como objetivo fundamental discutir a abordagem teórico-metodológica de desenvolvimento das ferramentas.
Abstract: O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa que visa investigar o desenvolvimento e a aplicção de ferramentas baseadas no conceito dos objetos de aprendizagem (OA), que apóiem os professores na construção de atividades educativas na Internet: Plataforma Constructore e Banco Virtual de Objetos de Aprendizagem (BVOA). O Constructore tem como nalidade oferecer a professores e especialistas em diferentes campos do saber facilidades para publicação, implementação e acompanhamento de atividades educativas a distância (totalmente ou semi-presenciais). O BVOA oferece aos professores a oportunidade de criarem um banco de objetos educativos próprio, relativo a sua área de docência. Desta forma, as duas ferramentas podem ser utilizadas tanto de maneira independente, como integrada, quando os professores utilizarão os objetos cadastrados no BVOA (tanto os de seu próprio banco, como de outros docentes), na construção de suas atividades educativas, com o Constructore. Faz parte do objeto de investigação tanto o processo de desenvolvimento destas ferramentas, como a análise dos materiais e das estratégias construídas pelos professores. Especificamente, este artigo tem como objetivo fundamental discutir a abordagem teórico-metodológica de desenvolvimento das ferramentas.
Abstract: O presente trabalho é parte de um projeto de pesquisa que visa investigar o desenvolvimento e a aplicção de ferramentas baseadas no conceito dos objetos de aprendizagem (OA), que apóiem os professores na construção de atividades educativas na Internet: Plataforma Constructore e Banco Virtual de Objetos de Aprendizagem (BVOA). O Constructore tem como nalidade oferecer a professores e especialistas em diferentes campos do saber facilidades para publicação, implementação e acompanhamento de atividades educativas a distância (totalmente ou semi-presenciais). O BVOA oferece aos professores a oportunidade de criarem um banco de objetos educativos próprio, relativo a sua área de docência. Desta forma, as duas ferramentas podem ser utilizadas tanto de maneira independente, como integrada, quando os professores utilizarão os objetos cadastrados no BVOA (tanto os de seu próprio banco, como de outros docentes), na construção de suas atividades educativas, com o Constructore. Faz parte do objeto de investigação tanto o processo de desenvolvimento destas ferramentas, como a análise dos materiais e das estratégias construídas pelos professores. Especificamente, este artigo tem como objetivo fundamental discutir a abordagem teórico-metodológica de desenvolvimento das ferramentas.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.41-43