Projeto de recuperação paralela da Matemática Elementar baseado em Objetos de Aprendizagem Multimídia
Resumo
Resumo: O presente trabalho apresenta uma proposta de recuperação paralela para alunos da 5a série do Ensino Fundamental com problemas de aprendizagem na Matemática. A proposta faz uso das TIC e de objetos de aprendizagem Multimídia, com o objetivo de apoiar as atividades paralelas. A metodologia utilizada é uma adaptação do método Keller de Instrução Personalizada que apresenta como princípio fundamental “cada aluno desenvolve as atividades segundo seu ritmo próprio de aprendizagem, contando com a orientação do professor e a colaboração de colegas mais experientes”. Foram selecionados três tópicos: Sistema de Numeração Decimal, Números Naturais e Números Fracionários. Em seguida, aplicou-se um teste diagnóstico inicial objetivando-se detectar as deficiências de cada aluno e criar uma bateria de Atividades Didáticas Individualizadas, combinando diferentes objetos de aprendizagem, a serem desenvolvidas pelos alunos no laboratório de informática da escola.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma proposta de recuperação paralela para alunos da 5a série do Ensino Fundamental com problemas de aprendizagem na Matemática. A proposta faz uso das TIC e de objetos de aprendizagem Multimídia, com o objetivo de apoiar as atividades paralelas. A metodologia utilizada é uma adaptação do método Keller de Instrução Personalizada que apresenta como princípio fundamental “cada aluno desenvolve as atividades segundo seu ritmo próprio de aprendizagem, contando com a orientação do professor e a colaboração de colegas mais experientes”. Foram selecionados três tópicos: Sistema de Numeração Decimal, Números Naturais e Números Fracionários. Em seguida, aplicou-se um teste diagnóstico inicial objetivando-se detectar as deficiências de cada aluno e criar uma bateria de Atividades Didáticas Individualizadas, combinando diferentes objetos de aprendizagem, a serem desenvolvidas pelos alunos no laboratório de informática da escola.
Abstract: O presente trabalho apresenta uma proposta de recuperação paralela para alunos da 5a série do Ensino Fundamental com problemas de aprendizagem na Matemática. A proposta faz uso das TIC e de objetos de aprendizagem Multimídia, com o objetivo de apoiar as atividades paralelas. A metodologia utilizada é uma adaptação do método Keller de Instrução Personalizada que apresenta como princípio fundamental “cada aluno desenvolve as atividades segundo seu ritmo próprio de aprendizagem, contando com a orientação do professor e a colaboração de colegas mais experientes”. Foram selecionados três tópicos: Sistema de Numeração Decimal, Números Naturais e Números Fracionários. Em seguida, aplicou-se um teste diagnóstico inicial objetivando-se detectar as deficiências de cada aluno e criar uma bateria de Atividades Didáticas Individualizadas, combinando diferentes objetos de aprendizagem, a serem desenvolvidas pelos alunos no laboratório de informática da escola.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.35-37