PROJETO ESPIN: Uma Política Municipal de Implantação e Implementação das NTICs na Escola Pública

Rogério Santos Pedroso, Edla Maria Faust Ramos

Resumo


Resumo: Este artigo relata o processo histórico de implantação e implementação da política de introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, NTICs, nas escolas da rede municipal de ensino de Brusque, Santa Catarina. Processo este que começou em 1994 com a realização do I Seminário de Informática Educativa, passando pelos trabalhos desenvolvidos no MAPE, Módulo de Aplicações Educacionais, no Telecentro de Brusque onde é oferecido à comunidade em geral e aos professores e alunos das redes públicas de ensino – estadual e municipal – acesso a recursos da telemática, capacitações e oficinas pedagógicas apoiadas nas NTICs. Culminando com a criação, implantação e implementação do Projeto ESPIN nas escolas municipais. Este Projeto é uma iniciativa totalmente apoiada em recursos municipais: da fundamentação teórica, passando pelo gerenciamento dos recursos humanos e o papel de cada sujeito e metodologia de projeto como referência para ação pedagógica dos professores e alunos que querem construir um novo paradigma educacional.

Abstract: Este artigo relata o processo histórico de implantação e implementação da política de introdução das novas tecnologias da informação e comunicação, NTICs, nas escolas da rede municipal de ensino de Brusque, Santa Catarina. Processo este que começou em 1994 com a realização do I Seminário de Informática Educativa, passando pelos trabalhos desenvolvidos no MAPE, Módulo de Aplicações Educacionais, no Telecentro de Brusque onde é oferecido à comunidade em geral e aos professores e alunos das redes públicas de ensino – estadual e municipal – acesso a recursos da telemática, capacitações e oficinas pedagógicas apoiadas nas NTICs. Culminando com a criação, implantação e implementação do Projeto ESPIN nas escolas municipais. Este Projeto é uma iniciativa totalmente apoiada em recursos municipais: da fundamentação teórica, passando pelo gerenciamento dos recursos humanos e o papel de cada sujeito e metodologia de projeto como referência para ação pedagógica dos professores e alunos que querem construir um novo paradigma educacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.32-34