NA-WEB: Um Sistema Interativo para Aprendizagem de Métodos Numéricos via Web
Resumo
Resumo: O surgimento da Internet e da World Wide Web têm contribuído para o ensino e a aprendizagem respeitando as diferenças individuais, oferecendo um recurso para geração de conteúdos adaptáveis a diferentes estilos de aprendizagem. Os principais recursos que vem sendo mais explorados para fins educacionais são técnicas de adaptação e a hipermídia. Criado em 2000, o AdaptWeb (OLIVEIRA et al 2003) é um ambiente de ensino-aprendizagem para a Web que permite a adaptação de material instrucional para diversos públicos-alvos. O estudo de caso do ambiente foi a criação da disciplina de Computação Algébrica e Numérica. Nesta disciplina, foram desenvolvidos programas para a Web que executam os métodos numéricos. Os resultados iniciais desta pesquisa encontram-se em (CAMARGO-BRUNETTO 2001) e (CAMARGO-BRUNETTO 2003). Estes programas deram origem ao NA-WEB (Numerical Algorithms on the Web, dísponível em www.protem.dc.uel.br/anaweb). Este artigo está organizado da seguinte maneira: na seção 2 é apresentada a arquitetura do NA-WEB. Na seção 3 temos a descrição das estratégias de ensinoaprendizagem adotadas no desenvolvimento do ambiente. Na seção 4 encontram-se as conclusões e os trabalhos futuros para este projeto.
Abstract: O surgimento da Internet e da World Wide Web têm contribuído para o ensino e a aprendizagem respeitando as diferenças individuais, oferecendo um recurso para geração de conteúdos adaptáveis a diferentes estilos de aprendizagem. Os principais recursos que vem sendo mais explorados para fins educacionais são técnicas de adaptação e a hipermídia. Criado em 2000, o AdaptWeb (OLIVEIRA et al 2003) é um ambiente de ensino-aprendizagem para a Web que permite a adaptação de material instrucional para diversos públicos-alvos. O estudo de caso do ambiente foi a criação da disciplina de Computação Algébrica e Numérica. Nesta disciplina, foram desenvolvidos programas para a Web que executam os métodos numéricos. Os resultados iniciais desta pesquisa encontram-se em (CAMARGO-BRUNETTO 2001) e (CAMARGO-BRUNETTO 2003). Estes programas deram origem ao NA-WEB (Numerical Algorithms on the Web, dísponível em www.protem.dc.uel.br/anaweb). Este artigo está organizado da seguinte maneira: na seção 2 é apresentada a arquitetura do NA-WEB. Na seção 3 temos a descrição das estratégias de ensinoaprendizagem adotadas no desenvolvimento do ambiente. Na seção 4 encontram-se as conclusões e os trabalhos futuros para este projeto.
Abstract: O surgimento da Internet e da World Wide Web têm contribuído para o ensino e a aprendizagem respeitando as diferenças individuais, oferecendo um recurso para geração de conteúdos adaptáveis a diferentes estilos de aprendizagem. Os principais recursos que vem sendo mais explorados para fins educacionais são técnicas de adaptação e a hipermídia. Criado em 2000, o AdaptWeb (OLIVEIRA et al 2003) é um ambiente de ensino-aprendizagem para a Web que permite a adaptação de material instrucional para diversos públicos-alvos. O estudo de caso do ambiente foi a criação da disciplina de Computação Algébrica e Numérica. Nesta disciplina, foram desenvolvidos programas para a Web que executam os métodos numéricos. Os resultados iniciais desta pesquisa encontram-se em (CAMARGO-BRUNETTO 2001) e (CAMARGO-BRUNETTO 2003). Estes programas deram origem ao NA-WEB (Numerical Algorithms on the Web, dísponível em www.protem.dc.uel.br/anaweb). Este artigo está organizado da seguinte maneira: na seção 2 é apresentada a arquitetura do NA-WEB. Na seção 3 temos a descrição das estratégias de ensinoaprendizagem adotadas no desenvolvimento do ambiente. Na seção 4 encontram-se as conclusões e os trabalhos futuros para este projeto.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.22-24