Implementação de Sistema Tutor Inteligente para Geotecnia

Raymundo Carlos Machado Ferreira Filho, Nilo César Consoli, Ricardo Azambuja Silveira, Rosa Maria Vicar, Fernando Schnaid

Resumo


Resumo: Este artigo descreve a experiência de planejamento e produção de um conjunto de atividades relacionadas à estruturação do conhecimento envolvido no domínio da Geotecnia, área da Engenharia Civil, que está disponibilizado em um ambiente de ensino baseado na WEB. Técnicas de Inteligência Artificial estão sendo implementadas neste ambiente de ensino com a intenção de torná-lo ativo no processo de interação com o aluno, que o caracteriza como um Sistema Tutor Inteligente. O projeto propõe uma ontologia para desenvolvimento de um modelo conceitual e uma base de conhecimento que serão utilizados em um Sistema Tutor Inteligente. Para a modelagem da base de conhecimento foi adotada a API Java, chamada Protégé-2000 desenvolvida pelo grupo de pesquisa em Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos). Integrada à base de conhecimento tem-se um repositório de recursos educacionais descritos através de metadados do padrão Dublin Core. A arquitetura proposta para esta aplicação WEB é composta pela plataforma de comunicação de agentes FIPA-OS, pelo servidor de base de dados MySQL, pela plataforma J2SE e pelo container Jakarta Tomcat . O projeto está integrado a pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Multimídia e Educação a Distância da Escola de Engenharia da UFRGS (NMEAD) e ao Grupo de Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (IATE). Serão apresentados neste artigo proposta.

Abstract: Este artigo descreve a experiência de planejamento e produção de um conjunto de atividades relacionadas à estruturação do conhecimento envolvido no domínio da Geotecnia, área da Engenharia Civil, que está disponibilizado em um ambiente de ensino baseado na WEB. Técnicas de Inteligência Artificial estão sendo implementadas neste ambiente de ensino com a intenção de torná-lo ativo no processo de interação com o aluno, que o caracteriza como um Sistema Tutor Inteligente. O projeto propõe uma ontologia para desenvolvimento de um modelo conceitual e uma base de conhecimento que serão utilizados em um Sistema Tutor Inteligente. Para a modelagem da base de conhecimento foi adotada a API Java, chamada Protégé-2000 desenvolvida pelo grupo de pesquisa em Informática Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (Califórnia, Estados Unidos). Integrada à base de conhecimento tem-se um repositório de recursos educacionais descritos através de metadados do padrão Dublin Core. A arquitetura proposta para esta aplicação WEB é composta pela plataforma de comunicação de agentes FIPA-OS, pelo servidor de base de dados MySQL, pela plataforma J2SE e pelo container Jakarta Tomcat . O projeto está integrado a pesquisas desenvolvidas no Núcleo de Multimídia e Educação a Distância da Escola de Engenharia da UFRGS (NMEAD) e ao Grupo de Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional (IATE). Serão apresentados neste artigo proposta.

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DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.16-18