A3 - Ambiente de Aprendizagem de Algoritmos
Resumo
Resumo: Nos tempos atuais, vem-se observando um elevado número de pesquisas e produções na área de educação apoiada pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Diversos ambientes de aprendizagem virtual têm sido desenvolvidos com o objetivo de promover a educação a distância ou apoiar a educação presencial e semi-presencial [Benbunan-Fich 2002]. Tais ambientes oferecem recursos de interação síncrona e assíncrona que permitem trocas sociais entre os participantes que levam a construção do conhecimento individual e coletivo. Pesquisas apontam para a potencialidade da aprendizagem cooperativa, evidenciando que o trabalho realizado em conjunto é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do sujeito [Nitzke 2002] [Echeita 1995]. Sabe-se que a construção do conhecimento ocorre individualmente mas que a cooperação (sujeitos agindo juntos sobre um mesmo objeto e com objetivos comuns, interagindo e trocando idéias) é capaz de levar a uma construção de conhecimento efetiva e significativa para todos os envolvidos [Piaget 1973]. Dentro desta perspectiva, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido empregada também como apoio a cursos presencias, na tentativa de tornar as aulas mais dinâmicas e aumentar o interesse e a participação dos alunos. Mais do que isso, a utilização destes ambientes em cursos presenciais proporciona a construção do conhecimento de forma coletiva, incentiva interações em grupo, as trocas sociais, a participação ativa e o comprometimento dos alunos. Dessa forma, vem-se desenvolvendo um ambiente de aprendizagem - A3 Ambiente de Aprendizagem de Algoritmos - para apoiar as aulas ministradas na disciplina de Algoritmos.
Abstract: Nos tempos atuais, vem-se observando um elevado número de pesquisas e produções na área de educação apoiada pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Diversos ambientes de aprendizagem virtual têm sido desenvolvidos com o objetivo de promover a educação a distância ou apoiar a educação presencial e semi-presencial [Benbunan-Fich 2002]. Tais ambientes oferecem recursos de interação síncrona e assíncrona que permitem trocas sociais entre os participantes que levam a construção do conhecimento individual e coletivo. Pesquisas apontam para a potencialidade da aprendizagem cooperativa, evidenciando que o trabalho realizado em conjunto é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do sujeito [Nitzke 2002] [Echeita 1995]. Sabe-se que a construção do conhecimento ocorre individualmente mas que a cooperação (sujeitos agindo juntos sobre um mesmo objeto e com objetivos comuns, interagindo e trocando idéias) é capaz de levar a uma construção de conhecimento efetiva e significativa para todos os envolvidos [Piaget 1973]. Dentro desta perspectiva, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido empregada também como apoio a cursos presencias, na tentativa de tornar as aulas mais dinâmicas e aumentar o interesse e a participação dos alunos. Mais do que isso, a utilização destes ambientes em cursos presenciais proporciona a construção do conhecimento de forma coletiva, incentiva interações em grupo, as trocas sociais, a participação ativa e o comprometimento dos alunos. Dessa forma, vem-se desenvolvendo um ambiente de aprendizagem - A3 Ambiente de Aprendizagem de Algoritmos - para apoiar as aulas ministradas na disciplina de Algoritmos.
Abstract: Nos tempos atuais, vem-se observando um elevado número de pesquisas e produções na área de educação apoiada pelas novas tecnologias da informação e comunicação. Diversos ambientes de aprendizagem virtual têm sido desenvolvidos com o objetivo de promover a educação a distância ou apoiar a educação presencial e semi-presencial [Benbunan-Fich 2002]. Tais ambientes oferecem recursos de interação síncrona e assíncrona que permitem trocas sociais entre os participantes que levam a construção do conhecimento individual e coletivo. Pesquisas apontam para a potencialidade da aprendizagem cooperativa, evidenciando que o trabalho realizado em conjunto é fundamental para o desenvolvimento cognitivo do sujeito [Nitzke 2002] [Echeita 1995]. Sabe-se que a construção do conhecimento ocorre individualmente mas que a cooperação (sujeitos agindo juntos sobre um mesmo objeto e com objetivos comuns, interagindo e trocando idéias) é capaz de levar a uma construção de conhecimento efetiva e significativa para todos os envolvidos [Piaget 1973]. Dentro desta perspectiva, a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem tem sido empregada também como apoio a cursos presencias, na tentativa de tornar as aulas mais dinâmicas e aumentar o interesse e a participação dos alunos. Mais do que isso, a utilização destes ambientes em cursos presenciais proporciona a construção do conhecimento de forma coletiva, incentiva interações em grupo, as trocas sociais, a participação ativa e o comprometimento dos alunos. Dessa forma, vem-se desenvolvendo um ambiente de aprendizagem - A3 Ambiente de Aprendizagem de Algoritmos - para apoiar as aulas ministradas na disciplina de Algoritmos.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.1-3