O uso de data warehousing no processo de aprendizagem de programação

Daniel dos Santos Pêgas, Edgar Toshiro Yano

Resumo


Resumo: Uma tendência no processo de aprendizagem em geral é o professor cada vez mais exigir do aluno a capacidade de exploração e criação de novos conhecimentos e não, simplesmente, memorização do conteúdo de uma disciplina. Entretanto, essa nova abordagem requer novos instrumentos para acompanhamento e avaliação do processo de aprendizagem. Uma maneira para entender o processo de aprendizagem de programação é, através de dados coletados durante o desenvolvimento do projeto, realizar um processo de Data warehousing sobre estes dados obtendo respostas a questões que podem direcionar os professores a redefinirem estratégias para melhorar o desempenho de cursos de programação.

Abstract: A trend in the learning process in general is the professor each time more to demand of the pupil the exploration capacity and creation of new knowledge and not simply memorization of the content of one disciplines. However this new boarding requires new instruments for accompaniment and evaluation of the learning process. A way to understand the process of programming learning is through data collected during the development of the project to carry through a process of Date warehousing on these data getting answers the questions that can direct the professors to redefine strategies to improve the performance of programming courses.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.534-543