Estratégia de Personalização Reativa na Apresentação dos Conteúdos de Cursos Baseados na Web Através de um Agente Assistente

Flávio Ferreira Borges, Carlos Roberto Lopes

Resumo


Resumo: O Ensino baseado na Web oferece inúmeras possibilidades, por isso está conquistando cada vez mais adeptos. Porém este universo de participantes não apresenta homogeneidade no que diz respeito a seus objetivos de ensino/aprendizagem. Algumas destas diferenças podem ser observadas na forma como os conteúdos dos cursos são inseridos e organizados e, principalmente, em como os alunos visualizam os conteúdos. Este artigo propõe uma estratégia para personalizar a visualização dos conteúdos dos cursos por parte dos estudantes, tal estratégia tem como objetivo adaptar a apresentação de um plano de curso conforme o perfil do estudante, modificando a forma como os conteúdos serão apresentados, garantindo um tratamento personalizado dos cursos baseados na Web. Esta adaptação será feita através de reações, que serão acionadas por um agente assistente.

Abstract: Web-based education offers countless possibilities. As a result, it is conquering more and more followers. However, this universe of participants does not introduce homogeneity in what tells respect to his objective of teaching/learning, some of those differences can be observed, in the way the contents of the courses are inserted and organized and, mostly, how the students visualize the contents. This article proposes a strategy to personalize the visualization of the contents of the courses by the students, such strategy has as goal to adapt the presentation of a course plan as student's profile, modifying the way the contents will be introduced, guaranteeing a treatment personalized of the courses based on Web. This adaptation will be supervised through reactions, which will be activated by an Assisting Agent.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.507-516