Desenvolvimento e Aplicação de um Software como Ferramenta Motivadora no Processo Ensino-Aprendizagem de Química
Resumo
Resumo: As novas tecnologias de informação e comunicação são elementos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano. Sua inserção na escola diminui o risco de discriminação social e cultural e pode atuar como coadjuvante para a renovação da prática pedagógica. Considerando que a informática pode desempenhar papel complementar ao trabalho em sala de aula e no laboratório, desenvolvemos o software educacional denominado Titulando 2004. Neste artigo, apresentamos o software e discutimos a avaliação de sua utilização por um conjunto de professores e alunos. Os resultados são bastante positivos, nos levando a concluir que o software educacional é um poderoso instrumento para o processo ensino-aprendizagem da Química, podendo suprir as necessidades em condições materiais pouco favoráveis, comuns nas escolas públicas.
Abstract: As novas tecnologias de informação e comunicação são elementos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano. Sua inserção na escola diminui o risco de discriminação social e cultural e pode atuar como coadjuvante para a renovação da prática pedagógica. Considerando que a informática pode desempenhar papel complementar ao trabalho em sala de aula e no laboratório, desenvolvemos o software educacional denominado Titulando 2004. Neste artigo, apresentamos o software e discutimos a avaliação de sua utilização por um conjunto de professores e alunos. Os resultados são bastante positivos, nos levando a concluir que o software educacional é um poderoso instrumento para o processo ensino-aprendizagem da Química, podendo suprir as necessidades em condições materiais pouco favoráveis, comuns nas escolas públicas.
Abstract: As novas tecnologias de informação e comunicação são elementos importantes para o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano. Sua inserção na escola diminui o risco de discriminação social e cultural e pode atuar como coadjuvante para a renovação da prática pedagógica. Considerando que a informática pode desempenhar papel complementar ao trabalho em sala de aula e no laboratório, desenvolvemos o software educacional denominado Titulando 2004. Neste artigo, apresentamos o software e discutimos a avaliação de sua utilização por um conjunto de professores e alunos. Os resultados são bastante positivos, nos levando a concluir que o software educacional é um poderoso instrumento para o processo ensino-aprendizagem da Química, podendo suprir as necessidades em condições materiais pouco favoráveis, comuns nas escolas públicas.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.487-496