Sistema de Apoio à Visitação de Professores e Alunos a Museus: processo de design de interação para dispositivos móveis

Milene Silveira, Márcio Pinho, Adriano Gonella, Patrick Calvetti, Melina Herrmann

Resumo


Resumo: Este trabalho apresenta o detalhamento do processo de design de interação de um sistema de apoio à visitação de professores e alunos a museus. O foco principal deste sistema é apoiar professores na preparação da visita de seus alunos ao museu: os professores, de posse de um dispositivo móvel do tipo Tablet-PC, podem construir roteiros para guiar a pesquisa de seus alunos durante visita ao museu. Este processo de design contou com a participação efetiva de integrantes da equipe do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, ambiente do estudo de caso realizado, e de professores (usuários-finais do sistema) através da realização de testes com usuários.

Abstract: Este trabalho apresenta o detalhamento do processo de design de interação de um sistema de apoio à visitação de professores e alunos a museus. O foco principal deste sistema é apoiar professores na preparação da visita de seus alunos ao museu: os professores, de posse de um dispositivo móvel do tipo Tablet-PC, podem construir roteiros para guiar a pesquisa de seus alunos durante visita ao museu. Este processo de design contou com a participação efetiva de integrantes da equipe do Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, ambiente do estudo de caso realizado, e de professores (usuários-finais do sistema) através da realização de testes com usuários.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.460-469