Adaptando ambientes virtuais: reunindo educação a distância e estilos cognitivos
Resumo
Resumo: Com a inserção de tecnologias da informação e da comunicação tem crescido o desenvolvimento de cursos com propostas de trabalhos cooperativos entre os alunos dispersos fisicamente. Dentro dessa perspectiva, a educação a distância via Web, apoiada em ambientes virtuais de aprendizagem, originou diversos estudos a fim de prover esses ambientes de uma ampla gama de recursos que atendam da melhor forma possível as necessidades do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a autonomia e o processo de tomada de decisão do aluno. Dentre os recursos disponíveis pelas tecnologias da informação e da comunicação, uma preocupação surgiu em relação à possibilidade de tornar os ambientes virtuais, voltados aos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos a distância, mais personalizados. Dessa forma, estudos buscando a adaptação do conteúdo trabalhado, do material utilizado às características dos alunos estão sendo desenvolvidos, levando em consideração aspectos relativos a teorias da área de Educação, de Psicologia e técnicas tanto da área de Inteligência Artificial, quanto de Hipermídia Adaptativa. Em processos educativos onde a interação e a cooperação do grupo são elementos importantes, há que se considerar o aspecto de que o aluno é um indivíduo com características próprias, que devem ser respeitadas. Igualmente, merece atenção o ritmo de estudo individual. Devese considerar, portanto, esses aspectos e os mecanismos que possam promover a aprendizagem nessas perspectivas. Com o intuito de atender esses pontos, buscamos destacar nesse trabalho os estilos cognitivos para modelar o framework de adaptação de um ambiente virtual de aprendizagem. A inovação que os recursos disponíveis nos ambientes virtuais trazem é a oportunidade de flexibilizar as relações sociais que se estabelecem entre educador e educando, transformando o processo de interação na modalidade a distância. Assim, pensando nessas relações e nessa transformação, nos parece importante compreender os estilos cognitivos, já que dizem muito a respeito da ação entre os participantes de um processo educacional, tanto presencial quanto a distância.
Abstract: Com a inserção de tecnologias da informação e da comunicação tem crescido o desenvolvimento de cursos com propostas de trabalhos cooperativos entre os alunos dispersos fisicamente. Dentro dessa perspectiva, a educação a distância via Web, apoiada em ambientes virtuais de aprendizagem, originou diversos estudos a fim de prover esses ambientes de uma ampla gama de recursos que atendam da melhor forma possível as necessidades do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a autonomia e o processo de tomada de decisão do aluno. Dentre os recursos disponíveis pelas tecnologias da informação e da comunicação, uma preocupação surgiu em relação à possibilidade de tornar os ambientes virtuais, voltados aos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos a distância, mais personalizados. Dessa forma, estudos buscando a adaptação do conteúdo trabalhado, do material utilizado às características dos alunos estão sendo desenvolvidos, levando em consideração aspectos relativos a teorias da área de Educação, de Psicologia e técnicas tanto da área de Inteligência Artificial, quanto de Hipermídia Adaptativa. Em processos educativos onde a interação e a cooperação do grupo são elementos importantes, há que se considerar o aspecto de que o aluno é um indivíduo com características próprias, que devem ser respeitadas. Igualmente, merece atenção o ritmo de estudo individual. Devese considerar, portanto, esses aspectos e os mecanismos que possam promover a aprendizagem nessas perspectivas. Com o intuito de atender esses pontos, buscamos destacar nesse trabalho os estilos cognitivos para modelar o framework de adaptação de um ambiente virtual de aprendizagem. A inovação que os recursos disponíveis nos ambientes virtuais trazem é a oportunidade de flexibilizar as relações sociais que se estabelecem entre educador e educando, transformando o processo de interação na modalidade a distância. Assim, pensando nessas relações e nessa transformação, nos parece importante compreender os estilos cognitivos, já que dizem muito a respeito da ação entre os participantes de um processo educacional, tanto presencial quanto a distância.
Abstract: Com a inserção de tecnologias da informação e da comunicação tem crescido o desenvolvimento de cursos com propostas de trabalhos cooperativos entre os alunos dispersos fisicamente. Dentro dessa perspectiva, a educação a distância via Web, apoiada em ambientes virtuais de aprendizagem, originou diversos estudos a fim de prover esses ambientes de uma ampla gama de recursos que atendam da melhor forma possível as necessidades do processo de ensino e aprendizagem, promovendo a autonomia e o processo de tomada de decisão do aluno. Dentre os recursos disponíveis pelas tecnologias da informação e da comunicação, uma preocupação surgiu em relação à possibilidade de tornar os ambientes virtuais, voltados aos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos a distância, mais personalizados. Dessa forma, estudos buscando a adaptação do conteúdo trabalhado, do material utilizado às características dos alunos estão sendo desenvolvidos, levando em consideração aspectos relativos a teorias da área de Educação, de Psicologia e técnicas tanto da área de Inteligência Artificial, quanto de Hipermídia Adaptativa. Em processos educativos onde a interação e a cooperação do grupo são elementos importantes, há que se considerar o aspecto de que o aluno é um indivíduo com características próprias, que devem ser respeitadas. Igualmente, merece atenção o ritmo de estudo individual. Devese considerar, portanto, esses aspectos e os mecanismos que possam promover a aprendizagem nessas perspectivas. Com o intuito de atender esses pontos, buscamos destacar nesse trabalho os estilos cognitivos para modelar o framework de adaptação de um ambiente virtual de aprendizagem. A inovação que os recursos disponíveis nos ambientes virtuais trazem é a oportunidade de flexibilizar as relações sociais que se estabelecem entre educador e educando, transformando o processo de interação na modalidade a distância. Assim, pensando nessas relações e nessa transformação, nos parece importante compreender os estilos cognitivos, já que dizem muito a respeito da ação entre os participantes de um processo educacional, tanto presencial quanto a distância.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.450-459