Construindo uma ontologia para pesquisa de Materiais e Objetos de Aprendizagem baseada na Web Semântica
Resumo
Resumo: Para dar uma nova infra-estrutura a World Wide Web surgiu a tecnologia conhecida com Web Semântica, cuja finalidade é estruturar e organizar as informações para buscas mais inteligentes e eficientes, utilizando-se principalmente do conceito de ontologia. Este trabalho apresenta a construção de uma ontologia de materiais e objetos de aprendizagem baseada nas tecnologias da Web Semântica, de forma a que pesquisas mais “inteligentes” e estruturadas possam ser realizadas nestes materiais, armazenados em plataformas de ensino a distância ou em portais educacionais. Detalhes sobre um projeto piloto desenvolvido complementam o trabalho.
Abstract: Para dar uma nova infra-estrutura a World Wide Web surgiu a tecnologia conhecida com Web Semântica, cuja finalidade é estruturar e organizar as informações para buscas mais inteligentes e eficientes, utilizando-se principalmente do conceito de ontologia. Este trabalho apresenta a construção de uma ontologia de materiais e objetos de aprendizagem baseada nas tecnologias da Web Semântica, de forma a que pesquisas mais “inteligentes” e estruturadas possam ser realizadas nestes materiais, armazenados em plataformas de ensino a distância ou em portais educacionais. Detalhes sobre um projeto piloto desenvolvido complementam o trabalho.
Abstract: Para dar uma nova infra-estrutura a World Wide Web surgiu a tecnologia conhecida com Web Semântica, cuja finalidade é estruturar e organizar as informações para buscas mais inteligentes e eficientes, utilizando-se principalmente do conceito de ontologia. Este trabalho apresenta a construção de uma ontologia de materiais e objetos de aprendizagem baseada nas tecnologias da Web Semântica, de forma a que pesquisas mais “inteligentes” e estruturadas possam ser realizadas nestes materiais, armazenados em plataformas de ensino a distância ou em portais educacionais. Detalhes sobre um projeto piloto desenvolvido complementam o trabalho.
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.369-378