Mecanismos de Apoio à Modelagem de Conteúdos: Uma Contribuição ao Processo de Desenvolvimento de Módulos Educacionais

Ellen Francine Barbosa, José Carlos Maldonado

Resumo


Resumo: Módulos educacionais correspondem a unidades de estudo, compostas por conteúdos teóricos integrados a atividades práticas e avaliações, cuja disponibilização aos aprendizes é apoiada por recursos tecnológicos e computacionais. Considerando o desenvolvimento de módulos educacionais, a modelagem dos conteúdos associados representa uma atividade essencial a ser conduzida. Este trabalho visa a investigar mecanismos de apoio à atividade de modela- gem, estabelecendo subsídios para identificação e estruturação de conceitos e informações re- levantes, possibilitando que os mesmos sejam disponibilizados de modo coerente e ordenado. Requisitos e perspectivas de modelagem, associados a um conjunto de modelos genéricos, são estabelecidos a fim de apoiar a construção e análise de modelos para representação de conteúdos. Uma abordagem integrada, reunindo os diversos aspectos de modelagem identi- ficados, também é proposta. A aplicação prática dos mecanismos investigados é ilustrada no desenvolvimento de um módulo educacional para o domínio de Teste de Software.

Abstract: Módulos educacionais correspondem a unidades de estudo, compostas por conteúdos teóricos integrados a atividades práticas e avaliações, cuja disponibilização aos aprendizes é apoiada por recursos tecnológicos e computacionais. Considerando o desenvolvimento de módulos educacionais, a modelagem dos conteúdos associados representa uma atividade essencial a ser conduzida. Este trabalho visa a investigar mecanismos de apoio à atividade de modela- gem, estabelecendo subsídios para identificação e estruturação de conceitos e informações re- levantes, possibilitando que os mesmos sejam disponibilizados de modo coerente e ordenado. Requisitos e perspectivas de modelagem, associados a um conjunto de modelos genéricos, são estabelecidos a fim de apoiar a construção e análise de modelos para representação de conteúdos. Uma abordagem integrada, reunindo os diversos aspectos de modelagem identi- ficados, também é proposta. A aplicação prática dos mecanismos investigados é ilustrada no desenvolvimento de um módulo educacional para o domínio de Teste de Software.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.339-348