AmCorA: Uma Arquitetura Multiagente Baseada em FIPA
Resumo
Resumo: Este artigo propõe uma arquitetura para Ambientes Virtuais de Aprendizagem que estende uma arquitetura já implementada e testada - AmCorA (Ambiente Cooperativo de Aprendizagem) -, ampliando suas potencialidades através de uma comunidade de agentes inteligentes representando alunos chamados clones e do emprego de ontologias e de padrões FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents) para promover a interoperabilidade. Propõe- se um comportamento dos clones. É proposto também um mecanismo de localização de recursos e agentes dentro do ambiente baseado em Matchmakers.
Abstract: Este artigo propõe uma arquitetura para Ambientes Virtuais de Aprendizagem que estende uma arquitetura já implementada e testada - AmCorA (Ambiente Cooperativo de Aprendizagem) -, ampliando suas potencialidades através de uma comunidade de agentes inteligentes representando alunos chamados clones e do emprego de ontologias e de padrões FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents) para promover a interoperabilidade. Propõe- se um comportamento dos clones. É proposto também um mecanismo de localização de recursos e agentes dentro do ambiente baseado em Matchmakers.
Abstract: Este artigo propõe uma arquitetura para Ambientes Virtuais de Aprendizagem que estende uma arquitetura já implementada e testada - AmCorA (Ambiente Cooperativo de Aprendizagem) -, ampliando suas potencialidades através de uma comunidade de agentes inteligentes representando alunos chamados clones e do emprego de ontologias e de padrões FIPA (Foundation for Intelligent Physical Agents) para promover a interoperabilidade. Propõe- se um comportamento dos clones. É proposto também um mecanismo de localização de recursos e agentes dentro do ambiente baseado em Matchmakers.
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PDFDOI: https://doi.org/10.5753/cbie.sbie.2004.218-227